Freedom of the Net 2017

Qual o estado das liberdades na Internet por países e regiões? Infelizmente, a Internet não é um espaço de liberdade como ingenuamente alguns poderiam pensar. As técnicas de desinformação, as notícias falsas e a manipulação da informação são cada vez mais frequentes.

Muitos governos passaram também a restringir o acesso à Internet através de bloqueios totais, ou tendo como alvo os sites que não lhes são favoráveis. Em muitos países, os governos também tentam bloquear o acesso a sites externos que não possam controlar. O expoente máximo destas práticas é a China e a sua “grande muralha” contra a informação vinda do exterior.

Veja o relatório completo da Freedom House.

Os períodos de eleições são particularmente recheados deste tipo de práticas de censura e desinformação. Ver também o Internet Freedom Election Monitor.

Consulte os documentos de orientação da Internet Society sobre o tema a new ISOC policy brief on Internet shutdowns, assim como a ISOC position on Internet Content Blocking.

A Direção da Associação ISOC Portugal Chapter apela igualmente a todos os seus associados para que participem e divulguem esta consulta da Comissão Europeia: Public Consultation on Fake News and Online Disinformation

Leave a Reply